WEB 2.0 E AMBIENTES VITUAIS DE APRENDIZAGEM
A EaD possibilita a manipulação do espaço e do tempo em favor da Educação. O aluno estuda onde e quando quer e quando pode. Ele pode, por exemplo, passar algumas semanas sem se dedicar muito aos estudos, por diversos motivos, e durante uma ou duas semanas, dedicar-se com mais energia. Ou seja, o aluno se autoprograma para estudar, de acordo com o seu tempo e a sua disponibilidade.
A possibilidade de diferentes formas de comunicação e interação propiciadas pelo desenvolvimento tecnológico, a qual caracteriza a sociedade em rede, propiciou que a educação online participasse deste contexto evolutivo utilizando as tecnologias emergentes. Um exemplo concreto é o uso das tecnologias que compõem a Web para o ensino online, como as ferramentas da Web 2.0.
Assim surgiu a Web 2.0, pela primeira vez em 2004, com o objetivo de criar uma sustentabilidade teórica para as mudanças que estavam ocorrendo na rede mundial de computadores, e também na educação em si.
A internet com sua natural maturidade avançou de modelos técnicos e econômicos fracassados para uma Web de valor mais significativo para o usuário, tornando seu potencial revolucionário para a educação, explorando as várias ferramentas da Web 2.0.
Percebendo-se claramente que, hoje, como ferramenta fundamental de pesquisa, a Internet nos propicia condições de criar os nossos próprios materiais de ensino e aprendizagem.
No atual cenário tecnológico é fundamental que a Educação integre-se à
sociedade do conhecimento. Uma das formas de realizar essa tarefa é de desenvolver estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologia da informação (TI), como por exemplo, a utilização de AVAs.
Esses Ambientes encontra-se em grande expansão nas mais diversas
instituições, como: acadêmicas, empresariais e tecnológicas, com objetivo de ser uma ferramenta de E-learning, possibilitando a capacitação de profissionais e estudantes.
Estes ambientes permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentam informações de maneira organizada, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetivos.
Os AVAs podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula e/ou diferentes ambientes por meio da internet ou intranet.
Portanto, as ferramentas da Web 2.0 possibilitam a construção de inteligências coletivas, ainda em fase de construção, porém sua validação torna-se determinante para fomentar uma nova sociedade do conhecimento, alicerçada na interatividade e na comunicação multi-sensitiva entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim neste contexto, evidenciamos a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem para a educação à distância, sendo elementos determinantes para a construção e democratização do conhecimento em todos os segmentos da sociedade.
Olá Rosangela,
ResponderExcluirPassei por aqui para uma rápida visita. Gostei muito. Estou acabando meu trabalho, será sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um a apresentação.
Um abraço,
Beth Yano